Livro de Habacuque

Posted by Juventude e Cristo on 16:49

Boa tarde amados !
Hoje vou postar para vocês um estudo que foi feito por mim para pregar em um trabalho da igreja. È sobre Habacuque.

Habacuque era um profeta de Deus,e no seu livro ele esta intercedendo pelo seu povo,em Habacuque 1:12-13

1:12 Não és tu desde a eternidade, ó SENHOR meu Deus, meu Santo? Nós não morreremos. O SENHOR, para juízo o puseste, e tu, ó Rocha, o fundaste para castigar.
1:13 Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar. Por que olhas para os que procedem aleivosamente, e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?

Ele intercede por seu povo,pois na época os Caldeus estavam destruindo as tribos visinhas, e esta perdo de chegar a Judá. Habacuque clama a Deus o reconheçendo como o criador de tudo,mas abacuque também mostra ao Senhor que não entende a sua tolerancia.
Questiona o plano de Deus com alguns argumentos nesse capitulo,mas ele questionou por não saber os planos de Deus e ao mesmo tempo demonstra que não esta julgando as atitudes de Deus .

(Questionamentos para Deus são bons)

Nos muitas vezes questionamos os planos de Deus e não fazemos como Habacuque, chegamos a julgar as atitudes de Deus e a não aceita-las.

Depois no Capitulo 2 Deus responde a Habacuque em 2:12 Ai daquele que edifica uma cidade com sangue e a estabelece com crime!

Deus é tão perfeito que no fim do capitulo 3 Habacuque glorifica o nome de Deus por não compreender a justiça de Deus e sim por saber que E'le faz conforme a sua vontade.

  Conclui que : Temos que abrir nossos corações a Deus até mesmo nos momentos de questionamentos, ele fala conosco trazendo sabedoria e entendimento . Assim foi com Habacuque que no fim do livro Glorifica o nome do Senhor .

OBS : Descansar no Senhor é positivo,mas quando há duvidas,que façamos como Habacuque, primeiramente converse com o Senhor e coloque suas duvidas e medo na presença D'ele . Deus sabe e conheçe nosso coração,mas espera de nós uma conversa franca, onde colocamos tudo nas mãos D'ele !


Verônica Cristina Nuvem :)