Continuamente na presença de Deus

Posted by Juventude e Cristo on 22:20


Quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com Ele mediante a morte de Seu Filho... (Romanos 5:10)
Fomos feitos para viver continuamente na presença de Deus, mas após a queda do homem aquele relacionamento ideal foi perdido. Somente algumas pessoas do Antigo Testamento tiveram o privilégio de uma amizade com Deus. Jesus mudou esta situação. Ao contrário dos sacerdotes do AT, que tinham que passar horas se preparando para encontra-lo, atualmente podemos chegar a Deus a qualquer instante. Ter amizade com Deus só é possível por causa da graça de Deus e do sacrifício de Jesus (2 Co 5:18).
Jesus disse: Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido. (Jo 15:15). A palavra “amigo” nesse versículo não significa uma relação superficial, mas um relacionamento íntimo e de confiança. A mesma palavra em grego é usada para se referir ao padrinho de casamento (Jo 3:29). Deus deseja muito mesmo que o conheçamos profundamente. Na verdade, ele planejou o universo e orquestrou a história, incluindo os detalhes de nossa vida, para que nos tornássemos seus amigos (Atos 17:27).
Olhando a vida dos amigos de Deus na Bíblia, aprendemos SEIS segredos para uma amizade com Deus:

·         Conversando constantemente. Você jamais cultivará um relacionamento íntimo com Deus apenas indo à Igreja uma vez por semana, ou mesmo uns momentinhos por dia. Uma amizade com Deus é construída ao partilharmos com ele todas as nossas experiências. Ele quer ser incluído em todas as atividades, todas as conversas, todos os problemas e até mesmo em todos os pensamentos. I Ts 5:17 diz: Orem continuamente. Obedecer esta mandamento significa conversar com Deus enquanto faço compras, trabalho ou realizo qualquer outra tarefa diária. No Éden, a adoração não era um evento onde se comparecia, mas uma atitude permanente; Adão e Eva estavam em constante comunhão com Deus. Praticar a presença de Deus é uma habilidade, um hábito que você pode desenvolver. Assim como os músicos praticam escalas diariamente, a fim e tocar belas músicas com facilidade, você deve se obrigar a pensar em Deus em diversos momentos do dia. Você deve treinar sua mente a se lembrar de Deus. Você poderá criar lembretes que restabeleçam regularmente a consciência de que Deus está com você naquele momento. Comece dispondo lembretes visuais em torno de si. Você pode escrever pequenos bilhetes dizendo: “Deus é comigo e por mim neste exato momento!”. Os monges beneditinos utilizam o soar de um relógio, que os lembra de hora em hora que devem parar e fazer sua “oração das horas”. Se você tem um relógio ou um telefone celular com alarme, pode proceder da mesma forma.

·         Através da meditação contínua. Pensando na sua Palavra durante todo o dia. A Bíblia nos exorta a meditar sobre quem Deus é, o que Ele fez e o que Ele disse (Sl 23:4, 143:5, 145:5). Embora você não possa passar o dia inteiro estudando a Bíblia, pode pensar a seu respeito ao longo do dia, recordar os versículos que leu ou decorou e refletir sobre eles. Amigos dividem segredos, e Deus irá partilhar com você os seus segredos, se você desenvolver o hábito de pensar em sua Palavra do princípio ao fim do dia. Deus contou seus segredos a Abraão e fez o mesmo com Daniel, Paulo, os discípulos e outros amigos (Gn 18:27, Dn 2:19, 1 Co 2:7-10). Quando você se mantém pensando repetidamente sobre um problema, isso se chama preocupação. Quando você se mantém pensando repetidamente na Palavra de Deus, isso se chama meditação. Se você sabe se reocupar, já sabe meditar! Basta que você desvie a atenção dos seus problemas para os versículos bíblicos. Quanto mais você meditar na Palavra, menores serão suas preocupações. Veja o exemplo de Davi (Sl 25:14).

Convide os visitantes a entregaram suas vidas a Jesus a fim de travarem uma verdadeira amizade com Deus.

 Fonte: Gaditas - Rede de Jovens Igreja Batista Vida Nova
www.gaditas.org.br